segunda-feira, 14 de março de 2011

Quaresma

Desde a última quarta-feira após o carnaval, também conhecida como quarta-feira de cinzas entramos no período da quaresma. Nesse tempo que antecede a páscoa a Igreja Católica nos convida a nos prepararmos para a festa da Páscoa, através da Oração, do Jejum e da Caridade.

Uma vez perguntaram a um padre conhecido meu qual data era mais importante para o cristianismo, o natal ou a páscoa. Ele respondeu: "meu amigo, nascer todo mundo nasce, quero ver é morrer e ressuscitar três dias depois!". É claro que ele falou em tom de brincadeira, mas de certa forma ele retratou a importância que a páscoa tem para nós cristãos e a necessidade de nos prepararmos para celebrá-la.

Por isso, assim como Jesus meditou no deserto por 40 dias antes de chegar a Jerusalém, a igreja nos chama a viver essa experiência íntima com Deus durante a quaresma. Nesse tempo as missas são diferentes, não temos glórias nem aleluia, a cor predominante é o roxo, entre outros pontos que tornam a liturgia sóbria mas nunca triste. Deve ser assim, como se guardássemos todas as nossas forças explodir de alegria na festa da ressurreição da. Só de pensar que no mundo inteiro, cristãos estão falando línguas diferentes mas se preparando exatamente da mesma forma, já dá um frio na barriga.

Ao mesmo tempo que é universal, a quaresma talvez seja o mais individual dos tempos cristãos. É uma oportunidade incrível de pensar na vida por outro ângulo, de se privar de coisas do cotidiano através do jejum e talvez perceber que estamos dando importância demais a elas. Alguns estão propondo 40 dias de jejum de Twitter. Que tal?

É tempo de intensificar as orações, e estreitar nossas conversas diárias com Deus. Tempo de voltarmos nossos olhares para os menos favorecidos através da caridade e da solidariedade.

Ou seja, jejum para nos aproximarmos de nós mesmos, oração para nos aproximarmos de Deus e caridade para nos aproximarmos dos nossos irmãos.

Aproveitem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário